Vagas Remanescentes SISU 2021 – Como se Inscrever, Requisitos, Quem tem Direito e Datas

 

Para quem não tem capacidade de arcar com as mensalidades de uma universidade privada, o ingresso no SISU é uma oportunidade sem igual. Dessa forma, vale até mesmo aplicar para as vagas remanescentes SISU 2021 caso você não consiga passar no concurso na primeira tentativa. Para não o deixar sem informação na hora de se inscrever para as vagas remanescentes, em seguida apresentamos as etapas a seguir para se candidatar e outras informações relacionadas ao SISU. Acompanhe!

Vagas Remanescentes SISU 2021
Vagas Remanescentes SISU 2021

Vagas Remanescentes SISU

Apesar do SISU entregar anualmente mais de 200 mil vagas em diversas universidades públicas, infelizmente nem todos os candidatos conseguem ter sucesso em sua aplicação. Ou seja, o número de vagas disponíveis não consegue satisfazer a demanda de em média 2,5 milhões de candidatos que tentam ingressar no SISU somente na primeira edição.

No caso de candidatos admitidos, o sistema impõe que os mesmos façam a inscrição dentro de um certo período, e os que falham no cumprimento desse prazo, acabam por perder a vaga para o conjunto das vagas remanescentes.

Como funciona as Vagas Remanescentes SISU

As vagas remanescentes funcionam como uma espécie de último recurso para o acesso aos cursos oferecidos por meio do SISU. Dessa forma, os candidatos não admitidos podem ter mais uma chance de entrar na universidade se a abertura das vagas remanescentes SISU for anunciada.

Como funciona as Vagas Remanescentes SISU
Como funciona as Vagas Remanescentes SISU

Quem tem direito as Vagas Remanescentes SISU 2021?

Não basta somente ter a vontade de conseguir uma das vagas remanescentes SISU, também é preciso cumprir com todas as condições para poder seguir com a candidatura. Sendo que os seguintes requisitos devem ser cumpridos:

  • Ter participado no processo de seleção regulado SISU 2021;
  • Ter participado do último ENEM antes do período da seleção;
  • Não ter obtido uma nota igual a zero na prova de redação no ENEM.

Inscrição Vagas Remanescentes SISU 2021

Assim que for apresentado o anúncio da disponibilidade de vagas remanescentes SISU 2021 será possível fazer a inscrição por meio do site oficial do sistema. Para isso será preciso seguir o passo a passos seguinte:

  • Acesse o sistema com a senha usada no seu primeiro acesso. Caso não se lembre da senha, clique em recuperar senha para obter uma nova;
  • Tendo acessado a área do candidato, continue clicando na opção boletim de desempenho para confirmar o seu interesse pela entrada na lista de espera SISU;
  • Agora é só aguardar pela divulgação dos resultados.
Inscrição Vagas Remanescentes SISU 2021
Inscrição Vagas Remanescentes SISU 2021

Datas das Vagas Remanescentes SISU

Geralmente, as vagas remanescentes do SISU são disponibilizadas logo depois que finda o período determinado para a inscrição dos estudantes admitidos no processo de seleção regular. Sendo que para o SISU 2021 algumas instituições participantes já noticiaram a disponibilidade de vagas remanescentes, como o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) que tem o prazo de inscrição estabelecido em 17 de agosto.

Note que a inscrição para as vagas remanescentes é totalmente gratuita, ou seja, não há nenhuma taxa que deve ser paga.

Leave a Reply