SisFies 2021: Inscrições, Aditamento, Acesso

Os estudantes que são contemplados pelo Fundo de Financiamento Estudantil possuem uma plataforma que reúne todas as informações a respeito do financiamento, assim com os dados pessoais. Chamada de SisFies 2021, a plataforma é muito simples e fácil de manuseada, mas, mesmo assim, muitas pessoas possuem dúvidas. Então, para auxiliar esses estudantes, abordamos neste artigo como acessar, fazer aditamento e gerar o boleto no SisFies 2021.

SisFies 2021

SisFies 2021


SisFies Aluno

O SisFIES é uma plataforma inteiramente voltada para os estudantes que foram selecionados a participar do fundo de financiamento estudantil. No SisFies 2021, é possível ter acesso à todas informações relacionadas ao seu contrato de financiamento. Para ter acesso ao SisFIES, siga o passo-a-passo abaixo:

  1. Primeiramente, acesse o site do Sistema Informatizado do FIES pelo seguinte endereço eletrônico: http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal
  2. Informe os seguintes dados:
    • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
    • Senha.
  3. Ao fim do preenchimento, clique em “não sou um robô” e, posteriormente, em “entrar”.
SisFies Aluno

SisFies Aluno

Caso todos os dados estejam corretos, você será redirecionado para página de inscrição.


SisFies 2021 Aditamento

O aditamento do FIES é a renovação do contrato de financiamento. O principal objetivo deste procedimento é realizar a confirmação de que o aluno permanece em situação regular com a instituição de ensino vinculada ao financiamento. É durante o aditamento que também é realizado a correção e alteração de dados do contrato, como o valor das mensalidades.

  1. Acesse a plataforma do SisFIES pelo seguinte endereço eletrônico: http://sisfiesportal.mec.gov.br/.
  2. No menu, clique em “aditamento de contrato”
  3. No Sistema Informatizado do FIES, informe a sequência numérica do CPF e a senha.
  4. Assim que preencher os dados, marque a pção “Não sou um Robo”, em em seguida, clique no botão “ok”  logo abaixo;
  5. Verifique todos os dados listados, como valor da mensalidade com e sem desconto, juros, valor total do curso, entre outros. Caso tudo esteja em conformidade, clique em “sim”.
  6. Após terminar de conferir os dados, clique em “confirmar aditamento”.
SisFies 2021 Aditamento

SisFies 2021 Aditamento

VEJA TAMBÉM:


SisFies Portal

Além de ter acesso a informações acerca do seu financiamento, o SisFies 2021 Portal também pode ser acessado para outros serviços, como tira dúvidas, abatimento de 1% destinado aos professores e médicos, e renegociação.

Todo o funcionamento do programa é esclarecido por meio desta página. Além disso, também é possível simular o financiamento gratuitamente.


SisFies Boleto

Ao contrário do aditamento, a emissão do boleto do FIES 2021 não é de responsabilidade do site do SisFIES. O boleto pode ser emitido por meio do site da instituição financeira responsável pelo financiamento.

Por enquanto, somente a Caixa Econômica Federal disponibiliza a opção de emissão do boleto SisFies 2021.

  1. Primeiramente, acesse a área de “Boleto Online” da Caixa Econômica Federal pelo seguinte endereço eletrônico: https://www3.caixa.gov.br/fies/asp/boleto/boletoonline2.asp.
  2. Na página, informe os seguintes dados:
    • Sequência numérica do CPF ou contrato;
    • Data de nascimento
  3. Após o preenchimento dessas informações, transcreva o código verificador que está sendo exibido na imagem e clique em “Iniciar operação”.
SisFies Boleto

SisFies Boleto

Caso todos os dados estejam corretos, você será redirecionado para plataforma de emissão de boleto.


SisFies 2021 Seleção

No último ano, o Fundo de Financiamento Estudantil passou por algumas mudanças em sua forma de funcionamento e também de nomeação. Antes, a plataforma que se chamava apenas SisFies 2021 também passou a ser chamado de Fies Seleção. Esta página também reúne todas os contratos que estão sendo ofertados, quando o período de inscrições estão abertos.

Seleção SisFies

Seleção SisFies


Como Cancelar o FIES

Se por algum motivo você deseje cancelar o seu financiamento, é possível fazer o cancelamento através da internet, no SisFIES.

No entanto, é importante saber que as solicitações de cancelamento são computadas somente até o dia 15 de janeiro até o mês de maio e entre julho e novembro de cada ano.

Depois de solicitar o cancelamento do FIES, há as seguintes opções a seguir:

  • Continuar na fase de utilização;
  • Liquidar o saldo devedor no momento do encerramento;
  • Anteceder a fase da amortização;
  • Anteceder a fase de carência.

Por meio deste posto você pode entender como funciona todos os procedimentos do SisFIES 2021. Sendo assim, é só seguir os passos e dicas e esperar a divulgação do resultado.

Leave a Reply